O novo técnico do Democrata foi apresentado na terça (05) em coletiva de imprensa na Arena do Jacaré. Antônio Pesso Romeiro Júnior, conhecido como Toninho Pesso, 38 anos, vem para comandar o time no Módulo II do Campeonato Mineiro e na Série D do Brasileiro.
Toninho Pesso chega com aval da diretoria por já ter trabalhado com ex-atletas e hoje membros da comissão democratense João Carlos, Rafnha e
Carciano. Em 2016 Toninho era auxiliar técnico do então treinador João Carlos no Vila Nova de Nova Lima/MG, e Rafinha e Carciano jogadores do clube. Em 2012 Toninho e Rafinha foram jogadores de João Carlos pelo Esportiva Guaxupé-MG.
Em sua apresentação, Toninho Pesso destacou que sua característica de jogo “é muito ofensiva, de buscar o jogo, pressionar o adversário e ter um time com posse de bola em transição em velocidade”. O treinador gosta de jogadas trabalhadas desde o goleiro até o gol adversário e linhas altas quando o adversário tem a posse da bola.
Uma das novidades do Democrata na formação do elenco para 2024 – além de jogadores já apalavrados com o clube mas ainda não anunciados por terem compromissos com outros times em competições – é a avaliação que será feita com atletas da região entre os dias 07 e 10 de março. Serão quatro dias de observação na tentativa de apurar jogadores seja do futebol amador que tenham potencial de se adequar à rotina profissional, seja daqueles que já atuaram profissionalmente.
Toninho Pesso considera válida a tentativa e irá observar características como: “intensidade, qualidade, mobilidade, o que se pede no futebol de hoje, um perfil estrutural de corpo forte. Acho que podemos agregar alguém para o elenco, dar oportunidade a quem nunca teve, mas tem capacidade”. O treinador e a comissão acreditam que essa oportunidade é o início, cabendo aos selecionados demonstrarem nos treinamentos potencial de entrar nas partidas. Também foi anunciado que o Democrata terá no total de 30 a 32 atletas nessa temporada.
Toninho Pesso se considera um treinador de perfil intenso, aguerrido e que “joga com o time”, incentivando a disputa por todas as jogadas. Nas palavras do treinador, esse é o modelo que mais se encaixa nas divisões que o Democrata vai atuar neste ano.
O novo comandante disse que a prioridade do clube, a princípio, é buscar a volta à elite estadual através do Módulo II. Porém, não irá deixar de lado a Série D do Brasileiro por toda a visibilidade trazida pela competição. Além disso, Pesso considera que é uma chance de tentar, quem sabe, um acesso à Série C já para 2025.
João Paulo, preparador físico do clube, também esteve na coletiva e adiantou que o clube vai utilizar o mínimo possível do gramado da Arena do Jacaré para treinamentos. Os campos do Montreal, da Embrapa e do Primavera, assim como em anos passados, poderão servir de local de treinos. João Paulo revelou também que irão buscar uma parceria com o Clube Náutico de Sete Lagoas para algumas atividades.
A primeira fase do Campeonato Mineiro Módulo II ocorre entre os dias 04 de maio e 22 de junho (veja aqui a tabela básica) e a Série D nacional está programada para acontecer de 21 de abril a 29 de julho.
{module[1616]}
Quem é Antônio Pesso e últimos trabalhos
Antônio Pesso Romeiro Júnior, nascido em 06/05/1985, é um técnico com sólida formação e experiência diversificada. Possui licenças importantes, incluindo Pro-A e B da CBF ACADEMY, além de ser treinador Conmebol-FIFA.
Sua trajetória recente inclui passagens por clubes em diferentes estados do Brasil. Em 2023, esteve à frente do Itumbiara (GO), disputando o Estadual, e do Corisabbá (PI), na 1ª Divisão. Em 2022, conduziu o Internacional de Lages (SC) até as semifinais do Catarinense. Anteriormente, em 2021, comandou o Uberaba (MG) no Estadual e levou o Juventude (MA) à semifinal do Maranhense. Sua experiência inclui também uma passagem pelo Luverdense (MT) em 2020, alcançando as semifinais do Mato-grossense.
Reveja a coletiva na íntegra:
https://www.youtube.com/watch?v=MgyT20Pqnwk
Da Redação, Vinícius Oliveira