No reencontro com sua torcida, o Cruzeiro acabou empatando em 3 a 3 com o Alianza da Colômbia na noite de quinta-feira (11), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela segunda rodada do Grupo B da Copa Sul-Americana. O desempenho inconsistente da equipe irritou os torcedores, que vaiaram o time, intensificando as cobranças às vésperas da estreia na Série A do Campeonato Brasileiro.
Na estreia de Fernando Seabra como técnico, o time celeste marcou gols com Lucas Romero, Zé Ivaldo e Matheus Pereira, todos no primeiro tempo. Porém, na segunda etapa, Batalla marcou duas vezes e Figueroa empatou nos acréscimos.
Apesar do domínio no primeiro tempo, com três gols em menos de 20 minutos, o Cruzeiro viu o Alianza crescer na segunda etapa e ameaçar mais. O time de Hubert Bhodert conseguiu marcar três vezes e ainda acertou a trave.
No segundo gol dos colombianos, Cabral falhou e foi alvo de críticas da torcida do Cruzeiro. Os espectadores pediram uma oportunidade para Anderson, enquanto o titular da posição levantou as mãos e pediu desculpas aos torcedores.
Com o empate, o Cruzeiro soma dois pontos e ocupa a terceira posição do Grupo B da Sul-Americana, enquanto o Alianza está na lanterna, com um ponto.
Próximo confronto do Cruzeiro
Após o duelo pela Sul-Americana, o Cruzeiro agora se prepara para a estreia na Série A do Campeonato Brasileiro. No domingo (14), às 17h (horário de Brasília), a equipe enfrentará o Botafogo no Mineirão.
O jogo
Aos 5 minutos do primeiro tempo, o Cruzeiro assustou o Alianza pela primeira vez. Após cruzamento de William pela direita, Dinenno cabeceou para o chão e a bola passou perto da trave do goleiro colombiano.
Depois de uma jogada de Arthur Gomes pela esquerda, o camisa 11 encontrou Lucas Romero na entrada da área. O volante argentino dominou e bateu com força de fora da área, marcando o primeiro gol do Cruzeiro aos 6 minutos do primeiro tempo.
Aos 9 minutos da primeira etapa, Lucas Silva chutou com força e quase fez o segundo gol do Cruzeiro no Mineirão, com direito a desvio.
Aos 12 minutos do primeiro tempo, Matheus Pereira cobrou escanteio pela esquerda e Zé Ivaldo testou a bola com força de cabeça, marcando o segundo gol cruzeirense.
Aos 18 minutos da etapa inicial, Arthur Gomes cruzou na área e Matheus Pereira encobriu o goleiro de cabeça, marcando o terceiro gol do Cruzeiro.
Aos 40 minutos do primeiro tempo, o atacante Mayer Gil bateu colocado após ganhar um duelo pelo lado esquerdo de ataque. A bola passou perto do gol de Rafael Cabral.
Aos 46 minutos, Rangel marcou após lançamento de Navarro, mas o gol foi anulado após revisão do VAR, pois o atacante do Alianza estava impedido.
Aos 7 minutos do segundo tempo, Zé Ivaldo errou na saída de bola, permitindo que Saldaña encontrasse Batalla na área. O atacante dominou e chutou cruzado, marcando o primeiro gol do Alianza.
Aos 15 minutos do segundo tempo, Batalla tocou para trás após passar por Neris dentro da área, e Manjarrés finalizou com perigo, quase marcando o segundo gol do Alianza.
Aos 19 minutos da etapa final, Mayer Gil acertou a trave de Rafael Cabral após cortar a marcação e finalizar dentro da área, quase marcando o segundo gol do Alianza.
Aos 24 minutos do segundo tempo, Matheus Pereira lançou Dinenno, que desperdiçou uma grande chance cara a cara com o goleiro, chutando para fora.
Aos 33 minutos, Batalla finalizou de esquerda e Rafael Cabral falhou, sendo vaiado pela torcida do Cruzeiro, que pediu que Anderson seja titular.
No último lance do jogo, Figueroa testou sozinho e empatou para o Alianza. Veja os gols da partida:
Cruzeiro 3×3 Alianza
Cruzeiro
Rafael Cabral; William (W. Gasolina), Zé Ivaldo, Neris e Marlon (Kaiki); Lucas Romero, Lucas Silva (Cifuentes), Mateus Vital (Ramiro) e Matheus Pereira; Arthur Gomes (Gabriel Veron) e Dinenno.
Banco de reservas: Anderson; João Marcelo, Villalba, Machado, Barreal, Rafa Silva e Rafael Elias.
Alianza
Pier Grazziani; Efrain Navarro, Jesús Figueroa, Pedro Franco e Saldaña; Ever Meza (Colpa), Jhair Castillo e Manjarrés (Orozco); Mayer Gil (Acosta), Batalla (Contreras) e Michael Rangel (Blanco). Técnico: Hubert Bhodert.
Banco de reservas: Mosquera; Flórez, Cárdenas e Ospina.
Gols: Lucas Romero, aos 6 min do 1ºT; Zé Ivaldo, aos 12 min do 1ºT; Matheus Pereira, aos 18 min do 1ºT (Cruzeiro); Batalla, aos 7 min do 2ºT e aos 33′ min do 2ºT, Figueroa, aos 50 min do 2ºT (Alianza)
Cartões amarelos: Marlon, Gabriel Veron e Lucas Romero (Cruzeiro); Manjarrés (Alianza)
Motivo: 2ª rodada do Grupo B da Copa Sul-Americana
Data e horário: 11 de abril de 2024 (quinta-feira), às 21h (de Brasília)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte
Público: 18.818 torcedores
Renda: R$ 470.170,00
Árbitro: Roberto Pérez (PER)
Assistentes: Michael Orue (PER) e Jesús Sánchez (PER)
Árbitro de vídeo (VAR): Derlis López (PAR)
Transmissão: Rádio Itatiaia 95,7 FM e no YouTube e Paramount+
Da Redação com Itatiaia