Menu

Visita da Aliança Global para a Força de Trabalho em Saúde

  • Categoria: Minas
  • A+ A A-

Representantes da Aliança Global para a Força de Trabalho em Saúde (Global Health Workforce Alliance - GHWA) visitam nesta quarta-feira (26), em Belo Horizonte (MG), uma série de experiências brasileiras no campo da qualificação da mão-de-obra especializada para o atendimento da população. Os projetos desenvolvidos com a participação direta do Ministério da Saúde são considerados referência internacional e uma alternativa para o enfrentamento da crise de recursos humanos na área que atinge 57 países, principalmente na África e na Ásia. A visita será das 9h às 14h, sendo que o início da atividade será no Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (Nescon) da Universidade Federal de Minas Gerais.


O grupo de especialistas, entre eles o diretor-Executivo do GHWA, Mubashar Sheikh, a embaixadora da ONU para a Aids, Sigrun Moegedal, e o secretário de Gestão do Trabalho do MS, Francisco de Campos, pretende conhecer o funcionamento de cinco projetos: o Telesaúde, o Pró-Saúde, o Observatório de Recursos Humanos, o de Especialização em Atenção Básica em Serviço e a Estratégia de Saúde da Família (ESF).

A Aliança Global é um organismo internacional criado pela ONU que tem como missão monitorar e apresentar propostas de solução para a crise de recursos humanos em saúde, que ameaça vários países. Um levantamento da entidade aponta para um déficit mundial de 4 milhões de profissionais da área (entre médicos, enfermeiros, parteiros etc). A escassez desses especialistas colocou 57 países em situação crítica por não atender o parâmetro preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ou seja, um médico para cada grupo de mil habitantes. No Brasil, a proporção atual é de 1,15 médico para cada mil habitantes.


Data: 26.11.2008, quarta-feira
Horário: a partir de 9h00
Local: Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon), na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Avenida Professor Balena, 190 – Santa Ifigênia, Belo Horizonte, MG. Telefone: (31) 3409-9673

Da redação



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos