Menu

Energias renováveis são discutidas no Diálogos da Terra

  • Categoria: Minas
  • A+ A A-

As chamadas energias limpas ganharam espaço com o painel “Diálogos sobre Energia Renovável para uma Sociedade Sustentável”, ontem (27), durante o fórum Diálogos da Terra no Planeta Água, em Belo Horizonte. Com mediação do secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Gilman Viana, as exposições foram feitas por representantes da Petrobras e da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), que representa os empresários do setor sucroalcooleiro do estado de São Paulo.

 

 

Gilman Viana disse que para onde o mundo caminhar em busca da eficiência energética é preciso viabilizá-la em todos os sentidos. “A economia do conhecimento exige isso, alternativas eficientes”, afirmou o secretário ao admitir que Minas tem uma grande oportunidade na produção de etanol e de açúcar com um crescimento significativo desses produtos ao longo dos últimos anos, contribuindo para o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário.

Na apresentação Sustentabilidade do Complexo Sucroenergético Brasileiro, o presidente da Unica, Marcos Sawaya Jank, explicou que o etanol foi descoberto pelo mundo há apenas dois anos. Antes, o biocombustível existia apenas no Brasil, que há 33 anos transforma cana-de-açúcar em combustível, e mais recentemente, os Estados Unidos que produzem etanol a partir do milho. Segundo Jank, 90% dos carros fabricados no Brasil são flexfuel e todos os veículos recebem etanol, pois toda a gasolina comercializada no país possui 25% do biocombustível, enquanto na União Européia esse percentual é de 2% com a possibilidade de chegar a 10% nos próximos anos.

O presidente da Unica rebateu os que criticam a produção de etanol alegando prejuízo para a produção de alimentos e que a instituição que não defende o plantio de cana-de-açúcar nos biomas mais sensíveis como Amazônia, Pantanal e Mata Atlântica. Jank reafirmou que a produção de etanol e da cana- de-açúcar no Brasil ocupa apenas 7 milhões de hectares da área agricultável, ou seja 1% do total de 800 milhões de hectares.

 

AGÊNCIA MINAS



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos