Menu

CMRR faz palestra para debater sobre reciclagem do isopor

  • Categoria: Minas
  • A+ A A-
O Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) realizará, nesta quinta-feira (4), das 8h30 às 11h30, em Belo Horizonte, a quinta edição da série “Diálogos: Sustentabilidade e Resíduos” sobre reciclagem e reutilização do isopor. O objetivo do encontro é incentivar o debate e apresentar novas tecnologias para a destinação adequada do material, também conhecido como Poliestireno Expandido (EPS). A entrada é gratuita.

O isopor é uma espuma formada a partir de derivados de petróleo, composto por 98% de ar e 2% de plástico. É resistente e muito utilizado para proteger ou embalar produtos. “Apesar de ser 100% reciclável e reaproveitável, os desafios para armazenar e transportar o isopor são inúmeros, dificultando o retorno do resíduo como matéria-prima”, afirma o coordenador-executivo do CMRR, José Osvaldo Lasmar. Outro fator é o desconhecimento da população das possibilidades da reutilização e da reciclagem. “O destino de grande parte do isopor descartado ainda é o aterro sanitário”, completa Lasmar.

A quinta série Diálogos contará com três palestras. A primeira será ministrada pelo doutor em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fabiano Magalhães, que falará sobre os projetos-pilotos de reciclagem do isopor na produção de tinta, fraldas e no tratamento de efluentes gerados pelas indústrias químicas. Na seqüência, serão apresentados os cases da Fiat Automóveis e da Engefril. Após as palestras, haverá debate com mediação do engenheiro Itamar Gomes Cabral e participação do público.

De acordo com Cabral, estima-se que, em 2008, 65 mil toneladas de isopor serão produzidas no Brasil. “Desse total, 20 mil toneladas serão descartadas e, apenas, 2 mil toneladas serão recicladas”, afirma o engenheiro. Em Belo Horizonte, das 400 mil toneladas descartadas, somente 6% é reciclado.

O encontro é direcionado a pesquisadores, educadores, estudantes, gestores municipais, catadores de recicláveis e ambientalistas. As inscrições para participação na quinta edição da série “Diálogos: Sustentabilidade e Resíduos” devem ser feitas pelo e-mail cmrr@cmrr.mg.gov.br ou pelo telefone (31) 3465-1227. O CMRR está localizado na rua Belém, 40, esquina com avenida dos Andradas, bairro Esplanada, na região Leste de Belo Horizonte. Mais informações no site www.cmrr.mg.gov.br.

Serviço:
Diálogos: Sustentabilidade e Resíduos
Tema: Reciclagem e Reaproveitamento do Isopor
Data: 4 de dezembro de 2008 – quinta-feira
Horário: 8h30 às 11h30



Debatedor: Itamar Gomes Cabral - engenheiro ambientalista
Local: Auditório do CMRR – rua Belém, 40, bairro Esplanada, Belo Horizonte
Inscrições: (31) 3465.1227 ou cmrr@cmrr.mg.gov.br


Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos