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O padeiro Lucas Fernandes, de 26 anos, que está se preparando para conseguir sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), foi surpreendido ao saber, na fila de atendimento, que poderia ter poupado tempo precioso, se tivesse acessado o serviço pelo DetranNet. “Demorei quase duas horas, entre a emissão da guia de pagamento no banco e o retorno ao guichê para conseguir a marcação do exame médico. Pela internet, seria bem mais prático, teria economizado meu tempo”, afirma o rapaz.
Concebido para facilitar o atendimento ao cidadão – proprietários de veículos, condutores e aspirantes à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – o atendimento via Web vem contribuindo para reduzir o tempo de espera nos guichês para aqueles que ainda optam pelo atendimento pessoal.
Todas as movimentações e solicitações de serviços realizados são registradas no sistema construído pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado (Prodemge), que faz parte do projeto de Administração e Governança Minas On-line. Isso significa que não há diferenças entre a prestação de serviços do Detran presenciais e pela internet.
Com estas e outras medidas, a polícia Civil reafirma o compromisso em melhor atender a sociedade. Atualmente, na capital, 103 mil atendimentos são realizados por atendentes nos guichês da sede do Detran, na avenida João Pinheiro, no centro da capital,e no setor de veículos, localizado no bairro da Gameleira. A meta é ampliar a prestação do serviço via internet, dando maior visibilidade ao sistema, e disponibilizar mais postos de auto-atendimento, os chamados Totens.
Interligados à rede mundial de computadores, esse tipo de equipamento utiliza a tecnologia touchscreen. Nele, o cidadão pode fazer consultas de infrações, marcações de exames e imprimir boletos de pagamento pelos serviços, tanto para a habilitação quanto para os veículos.
Em Belo Horizonte, já são seis Totens espalhados pela cidade, sendo que dois estão disponíveis na sede administrativa do Detran, dois no setor de veículos, e um em cada uma das Unidades de Atendimento Integrado (UAI) do Barreiro e de Venda Nova.
Para as demandas relacionadas à habilitação, como a consulta de pontuação no prontuário do condutor, solicitação de mudança de categoria da CNH e expedição de guias de pagamento para a marcação de exames, o cidadão precisa sair de casa apenas para o registro de condutores estrangeiros, importação do prontuário para pessoas habilitadas em outro Estado, alteração de dados do condutor – este suspenso temporariamente por questões de segurança – e, é claro, para a realização dos exames de legislação e direção.
Já para consultas e modificações de registro de veículos, o DetranNet oferece ferramentas para que condutores, despachantes e frotistas ganhem tempo, evitando muitas filas, pois é possível, pela internet, cumprir todo o trâmite, inclusive, emitir o Documento de Arrecadação do Estado (DAE) para o pagamento e liberação dos serviços, sem precisar comparecer aos guichês.