Será inaugurado em 2012, na cidade de Cordisburgo, o projeto “Exposição de longa duração”, no Museu Casa Guimarães Rosa, em comemoração ao aniversário do escritor. Em 27 de junho de 2012, João Guimarães Rosa completaria 103 anos.
O projeto está sendo executado em parceria com a Petrobras. Está sendo feira uma reformulação do acervo, onde novas peças estão sendo adquirindas, além de novos exemplares de obras de Guimarães Rosa. Também está sendo feito um inventário de toda a região percorrida pelo escritor, sob o lombo de um cavalo, na década de 50. O livro “Grande Sertão: Veredas”, escrito em 1956, foi originado a partir da cavalgada de 200 quilômetros pelo sertão mineiro realizada pelo escritor.
Foi inaugurado em 2010, na Praça Miguilim (personagem de Guimarães Rosa), no Centro de Cordisburgo, o Portal Grande Sertão. Além de atrativo turístico, o local é palco para eventos realizados ao longo do ano na cidade. As esculturas do portal foram feitas pelo artista plástico Leo Santana, que também criou réplicas do poeta Carlos Drummond de Andrade, na orla de Copacabana, no Rio de Janeiro, e de outros escritores mineiros, como Fernando Sabino, Hélio Pellegrino, Otto Lara Resende e Paulo Mendes Campos, instaladas em Belo Horizonte.
Gerenciado pela Superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura, a Casa Guimarães Rosa foi criada em 1974 no imóvel onde o escritor nasceu e passou a infância, na Rua Padre João.
Da redação, com informações do Hoje em Dia