O mais novo portal da Central Exportaminas – unidade da Coordenadoria Especial de Comércio Exterior da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede) – , foi lançado oficialmente nesta terça-feira (25). O site é voltado para a promoção comercial das empresas mineiras, sobretudo as de pequeno e médio porte, no mercado internacional. Esse pode ser um instrumento extremamente útil para as empresas que pretendem começar a exportação de produtos. Para dar início ao processo, as exportadoras podem optar pela participação em feiras, missões comerciais e rodadas de negócios.
O site www.exportaminas.net é bilíngüe (português e inglês) e funciona como uma plataforma virtual que integra demandas de compra por parte de importadores internacionais e de venda por parte de exportadores mineiros, surgindo como um mercado virtual business to business (B2B) e possibilitará, de um lado, a criação de uma base de qualidade de empresas mineiras com potencial exportador e, de outro lado, o acesso de potenciais importadores.
De acordo com a Central Exportaminas, a empresa interessada poderá hospedar um site próprio gratuitamente no portal Exportaminas.net, mas terá que obedecer a alguns critérios: o cadastro inicial só é permitido a empresas com domicílio fiscal em Minas Gerais e terão que possuir registro ativo no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) da Receita Federal. Após o cadastro inicial, a equipe da Exportaminas confere os dados junto ao Siscomex/Radar. Depois de aprovado, o ExportaSite é liberado e o usuário poderá detalhar as informações, inserindo novos dados, imagens, links de vídeos e arquivos. O novo portal permitirá também a participação de empresas prestadoras de serviços e instituições de apoio ao comércio exterior mineiro, assim como seus projetos.
da redação, com informações da Agência Minas