Sete Lagoas receberá dois kits contendo modernos equipamentos e materiais de perícias de local de crime. As maletas foram adquiridas a partir de um convênio entre o Governo do Estado e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça.
As maletas contêm 42 itens, entre eles, máquina fotográfica, netbook, reagentes de sangue e drogas, trenas eletrônicas, GPS, luvas, óculos especiais, material para coleta de impressões digitais e para isolamento de área. Com os novos equipamentos, peritos criminais terão à disposição um kit com o material necessário para detectar e coletar vestígios como sangue, saliva, fio de cabelo ou impressões digitais.
A entrega será feita na próxima segunda-feira (31), pela Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC), da Polícia Civil de Minas.
Diagnóstico da perícia criminal:
A aquisição de equipamentos e o treinamento dos peritos criminais têm sido feitos com base em um inédito e detalhado diagnóstico realizado pela Superintendência de Polícia Técnico-Científica, que permitiu levantar a situação e as principais demandas da perícia criminal em todas as regiões do estado. De acordo com dados, em 2010 foram realizadas 230 mil perícias em todo o Estado – cerca de 30% a mais do que no ano anterior. Para isso, os peritos criminais tiveram que percorrer cerca de 1,5 milhão de quilômetros. Além do kit, outros equipamentos têm sido adquiridos e distribuídos conforme a avaliação dos locais onde prevalece a criminalidade, seguindo o planejamento estratégico, que foi baseado em um relatório gerencial onde constam todos os serviços executados pela perícia criminal do Estado.
da redação, com informações do Governo de Minas