As crianças que fazem tratamento de hemofilia grave dos tipos A e B, terão, a partir de agora, uma comodidade maior. É por quer o Sistema Único de Saúde (SUS), passou a oferecer neste mês o medicamento preventivo para tratamento de hemofilia em casa.
O medicamento é indicado para quem tem até 3 anos de idade e tenha sangramento ou hemorragia em articulações do corpo. O remédio já estava disponível no SUS, a novidade é que agora os pais podem levar o medicamento para tratar a criança em casa.
Para ter direito ao remédio, a criança precisa ter cadastro em um dos 35 centros de tratamento de hemofilia – a maioria deles vinculados aos hemocentros dos estados ou municípios. Logo em seguida os pais ou responsáveis assinam termo de compromisso sobre o uso do medicamento pela criança em casa.
A hemofilia é uma doença genética e hereditária no sangue que provoca uma falha na coagulação. No sangue, existem proteínas, chamadas de fatores de coagulação, que servem para estancar as hemorragias no organismo. Hoje, a rede pública atende a 15 mil hemofílicos, conforme dados do ministério.
da redação com informações do SUS