Chegam a 18 o número de municípios de Minas Gerais que já declararam estado de emergência até a manhã de hoje (19), em função dos temporais. De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), já foram registradas 42 notificações sobre problemas graves causados pela chuva.
O município de Barra Longa foi o 18º a decretar estado de emergência, depois que o Rio do Carmo transbordou e destruiu pontes e estradas de acesso ao município. Ao todo, cinco residências foram danificadas e 85 pessoas ficaram desalojadas.
Em Florestal, a 70 quilômetros de Belo Horizonte, o chamado Ribeirão do Camarão transbordou. Com isso, 150 casas foram inundadas e 153 famílias foram afetadas, das quais 11 pessoas ficaram desabrigadas. Não houve feridos.
Nas cidades históricas de Mariana e Ouro Preto, muitas famílias tiveram que abandonar as casas onde moram, invadidas pelas águas. A situação é pior em Mariana, onde 300 pessoas foram afetadas e o abastecimento de água e de energia elétrica foi cortado.
Segundo balanço da Defesa Civil, até a tarde desse domingo, 459 pessoas estavam desalojadas, 30 desabrigadas, quatro feridas e duas mortas, havendo, ao todo, 21.480 pessoas afetadas em todo o estado pelos temporais e enchentes. Os danos materiais são 1.409 casas danificadas, 38 destruídas, oito pontes danificadas e seis destruídas.
Da redação