Uma reunião envolvendo técnicos da Secretaria Nacional de Defesa Civil, que será realizada entre hoje e amanhã em Belo Horizonte, pretende discutir a situação das cidades mineiras atingidas pelas chuvas este mês, como Cachoeira da Prata, que teve parte da cidade inundada após uma barragem ter rompido na semana passada.
Segundo o Ministério da Integração Nacional, a reunião servirá pra estudar formas de apoio e trabalho entre os órgãos de Defesa Civil estadual e municipais. Para isso será apresentada uma cartilha com informações sobre acesso, por parte dos municípios, a recursos de transferências voluntárias – os chamados convênios.
Os prefeitos vão receber ainda, orientações sobre a elaboração de planos de trabalho, obras que podem ser custeadas pelo ministério e prestações de contas (inicial e final).
Dados da Defesa Civil de Minas Gerais indicam que 93 cidades já foram atingidas pelas chuvas de dezembro – 31 deles decretaram situação de emergência. Ao todo, 7.759 pessoas estão desalojadas e 335, desabrigadas. Segundo o órgão, 31 pessoas ficaram feridas e duas morreram em razão dos alagamentos e deslizamentos de terra.
Da redação