Subiu para 87 o número de municípios em situação de emergência em Minas Gerais, por causa das fortes chuvas. O balanço foi atualizado agora há pouco pela Defesa Civil, que revelou que até o momento, 142 municípios foram afetados pelos temporais. Ao todo, 101 casas e 89 pontes foram destruídas.
Com isso, mais de 2 milhões de pessoas foram atingidas. Desse total quase 10 mil estão desalojadas e mais de 500 estão desabrigadas. Além disso, oito pessoas morreram e uma está desaparecida, sendo que uma nona vítima no interior de minas pode ter morrido em função das chuvas.
A Secretaria Nacional de Defesa Civil vai acelerar o processo para reconhecer a situação de emergência dos municípios mineiros mais afetados pelas chuvas. Os pedidos vão ser analisados em caráter de urgência. Com o decreto de emergência, são liberados recursos federais para a reconstrução e reparação de estragos. A cidade fica isenta de fazer licitação para firmar contratos de mão de obra, equipamentos e de veículos que auxiliarão nos reparos dos estragos provocados pela chuva.
Para tentar minimizar os problemas das chuvas nas estradas, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, já está em Belo Horizonte nesta sexta-feira (6). Em Minas, o Ministro tem uma reunião marcada com o governador, Antonio Anastasia, que vai fazer um balanço das ações implementadas nos municípios atingidos pelas chuvas.
Ontem Bezerra esteve no Rio de janeiro e se reúne com o governador Sérgio Cabral. Durante o encontro, o governador Fluminense também vai apresentar o que está sendo feito pelo estado nos municípios afetados pelos temporais.
Após a reunião, o ministro deve percorrer trechos das estradas mais atingidas no estado, como a BR-040 e a BR-356, entre Belo Horizonte e Ouro Preto.
Da redação