![]() |
Outro indicador positivo é o volume de esgoto tratado pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), que passou de 41 milhões de m3 em 2003 para 80 milhões m3 em 2008. Em Belo Horizonte, principal município gerador de esgoto na bacia, o volume tratado subiu de 25% em julho de 2003 para 60% em julho de 2008. “O objetivo é que, até 2010, 85% do esgoto coletado na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) receba tratamento”, observa o gerente adjunto da Meta 2010 pela Copasa, Ronaldo Matias.
O Projeto Estruturador Meta 2010 tem como principal objetivo elevar a qualidade das águas do rio das Velhas para Classe II. Essa melhoria significa que a água poderá ser destinada ao abastecimento doméstico, após tratamento convencional, a atividades de lazer (natação, esqui aquático e mergulho), à irrigação de hortaliças e plantas frutíferas e à criação de peixes (aqüicultura).
Para 2009 estão previstos investimentos de R$ 1,05 milhão em ações de saneamento e intervenções em fundos de vale, educação e mobilização ambiental, integração das informações da rede de monitoramento da qualidade da água, projetos de intervenções para municípios fora da concessão da Copasa, viabilização da navegação turística, trabalhos de extensão ambiental e a elaboração do plano de saneamento ambiental da Bacia do Ribeirão da Mata.
Segundo a coordenadora executiva da Meta 2010 pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Myriam Mousinho, o grande foco de recuperação da bacia é o saneamento, mas também estão sendo realizadas ações de manutenção e recuperação da cobertura vegetal com ênfase em matas ciliares e áreas de recarga hídrica, ações de mobilização, educação e extensão ambiental, integração da rede de monitoramento da qualidade da água e estudos de viabilidade para a implantação de navegação turística no trecho compreendido entre Sabará e a Fazenda Jaguara Velha, em Matozinhos.
Em parceria com a UFMG, por meio do Projeto Manuelzão e do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), o Instituto Estadual de Florestas (IEF) também vem atuando na recuperação de áreas degradadas e da cobertura vegetal com o plantio de 1.800 hectares entre 2008 e 2010.
AGÊNCIA MINAS