Apesar de já definida a cidade que irá receber a empresa de tecnologia taiwanesa Foxconn no Brasil, a decisão será divulgada apenas no próximo mês. A localização do investimento da cidade mineira que poderá abrigar o empreendimento, estimado em US$ 2,5 bilhões, já foi decidida, após uma reunião envolvendo a Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothéa Werneck.
As negociações, que definirão a participação do parceiro nacional, estão sendo tocadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com várias empresas, entre elas a EBX, de Eike Batista. Conforme anunciado, Sete Lagoas é uma das cidades cotadas para receber a fábrica da Foxconn. Ao todo, serão investidos US$ 12 bilhões da gigante asiática no Brasil, para produção de ítens como telas sensíveis ao toque para aparelhos da Apple (iPad e iPhone) e outras marcas.
A primeira unidade da fabricante de peças para iPhone e iPad, da Apple, no Brasil, foi montada em 2011 em Jundiaí, no interior de São Paulo. Mesmo sem a confirmação da vinda da fábrica para o estado, outras cidades além de Sete Lagoas já avisaram seu interesse. Entre elas, Ribeirão das Neves, Confins e São José da Lapa, conforme divulgado no site Uai.
Se vier para Sete Lagoas, a fábrica irá gerar cerca de 3 mil novos empregos. “A decisão é da empresa. Nós temos feito gestões no sentido de que mais empresas como esta venham para a cidade, gerando empregos e desenvolvimento para Sete Lagoas, assim como foi com a Caterpillar, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Eder Bolson, em entrevista ao SeteLagoas.com.br.
Caso seja instalada, a fábrica irá reforçar projetos como a inserção de Sete Lagoas no vetor Norte; fator que atrairia diversos investimentos para Sete Lagoas. O assunto do vetor foi um dos temas centrais de uma reunião ocorrida no início deste mês para avaliar a plataforma intermodal em Sete Lagoas (veja a matéria). Clique aqui e saiba mais informações sobre o projeto.