Sete Lagoas foi lembrada na inauguração do Auditório do Museu de Ciências Naturais, realizada na PUC Minas Coração Eucarístico; obra que simboliza o marco zero da Rota Lund. O evento, realizado nessa sexta-feira (24), contou com o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).
A inauguração aconteceu no Auditório do Museu de Ciências Naturais, sendo que ao todo foram gastos R$ 1,96 milhão, por meio de convênio celebrado entre a Semad e a PUC Minas. O espaço inaugurado tem aproximadamente 400m² com capacidade para receber 200 pessoas. O local será utilizado por alunos e professores dos ensinos fundamental e médio de escolas da rede pública, que participarão de Programas de Educação Ambiental desenvolvidos pelo Governo de Minas.
Lá serão apresentados tópicos de paleontologia, arqueologia, espeleologia e ecologia, com palestras e apresentações culturais. Vale lembrar que Sete Lagoas faz parte da Rota Lund, que tem como objetivo a implantação de um roteiro turístico pela área cárstica da região metropolitana de Belo Horizonte.
O local hoje é referência quanto a preservação ambiental, educação, cultura, turismo e desenvolvimento sustentável. O percurso tem uma distância de 120 quilômetros e inclui, além do Museu de Ciências Naturais da PUC, o Parque Estadual do Sumidouro (Lagoa Santa e Pedro Leopoldo), as Grutas da Lapinha (Lagoa Santa), Maquiné (Cordisburgo) e Rei do Mato (Sete Lagoas).
Estiveram presentes no evento o reitor da Universidade Católica de Minas Gerais, Dom Joaquim Mol; o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Adriano Magalhães, o curador da coleção de Paleontologia do Museu da PUC Minas, Castor Cartelle e outras pessoas ligadas ao setor.
da redação com informações da Agência Minas