Após Sete Lagoas, agora é a vez de Matozinhos ser beneficiada com um projeto da Cemig para criação da Unidade de Gestão Energética Municipal (UGEM). O projeto é voltado para tornar o consumo dentro do município mais eficiente, otimizando o gasto de energia elétrica nos setores públicos.
A chamada UGEM é constituída por 11 servidores, sendo que a participação na unidade não implica remuneração adicional, por se tratar de serviço público de grande relevância à população.
Segundo informando, o gasto mensal da Prefeitura Municipal com energia elétrica é em torno de R$ 110 mil mensais. A meta, segundo a equipe de coordenação, é a redução de 10 a 15% em curto prazo (5 meses) e em um período de um ano, redução de 70% o que representará uma economia anual de R$ 360 mil.
Conforme anunciado pela Prefeitura de Matozinhos, “a gestão eficiente de energia elétrica é um desafio a ser enfrentado rumo ao desenvolvimento sustentável, por isso, é necessário desenvolver esforços para combater o desperdício de energia elétrica, especialmente nos serviços de iluminação pública e no consumo de energia nos prédios públicos e nos sistemas de saneamento”, disse em seu site oficial.
O objetivo da UGEM ainda prevê uma maior organização, gerência, planejamento e consumo de energia elétrica do município. Para isso serão desenvolvidos programas, projetos e atividades visando a eficiência energética. A equipe de coordenação da UGEM participou neste mês de uma Capacitação em Gestão Energética Municipal na Universidade Corporativa da CEMIG, estando aptos a implementarem o projeto.
Junto a Matozinhos, outros 50 municípios foram selecionados pela Cemig, para receber os trabalhos de acompanhamento do Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM, instituição com conhecimento específico sobre a gestão eficiente da energia elétrica.
Da redação, com informações da Prefeitura de Matozinhos