Previsão de chuvas faz Governo intensificar prevenção. O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil Estadual e demais órgãos, está em alerta para as chuvas previstas, a partir do dia 26/12 até o dia 29/12, em todo o Estado, em especial, na Zona da Mata mineira. O Corpo de Bombeiros conta com um efetivo de aproximadamente 1.300 homens, incluindo reforço operacional para atender ocorrências nas cidades atingidas pelas chuvas e nos principais corredores de tráfego, como as BRs 040, 381, 262 e MG-10.
 |
A 4ª Região da Policia Militar, com sede em Juiz de Fora, Zona da Mata, informa que alertará todos os batalhões da região. Nos municípios onde existem Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdecs), a PM emitirá alertas e solicitará a esses órgãos que percorram os locais com maior perigo e risco de desabamento. Onde não há Comdec, a própria PM vai orientar a população. As equipes técnicas do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) também estarão de plantão durante os feriados com pessoal e maquinário disponíveis. As informações atualizadas sobre as condições das estradas podem ser acessadas pelo site www.der.mg.gov.br., no link Situação da Malha Rodoviária.
Previsão do tempo – Dos dias 26 a 29 de dezembro, de acordo com o MG Tempo/ Cemig/ Puc Minas, a Zona da Mata será a região mais atingida pelas chuvas no Estado. Entre sexta (26) e segunda (29), a previsão pluviométrica para a região é de 150 mm no acumulado, sendo que o normal seria de 20 mm.
Nesta quarta-feira (24) o dia deverá ser de sol entre nuvens em todas as regiões do Estado. Há possibilidade de chuvas isoladas no final da tarde e no início da noite em todas as regiões, com previsões de pancadas de chuvas de fraca intensidade. A previsão é de temperatura em elevação.
Mais sete municípios mineiros – Tumiritinga (Leste), Raul Soares, Rio Casca, Piranga, Patrocínio do Muriaé, Porto Firme (Zona da Mata) e Divinópolis (Centro-Oeste) – comunicaram à Cedec/MG, nessa segunda e terça-feira, que decretaram estado de emergência. No total, 91 municípios foram afetados pelas chuvas, sendo que 50 decretaram estado de emergência; 46.683 pessoas estão desalojadas e 4.744 desabrigadas.
A previsão do tempo para todo o Estado e as ocorrências comunicadas à Cedec ficam disponíveis no site www.defesacivil.mg.gov.br, por meio do boletim do Centro de Controle de Emergência, cuja atualização é diária.
AGÊNCIA MINAS