Cemig monitora nível das águas em áreas de usinas. As fortes chuvas que atingiram o Estado nos últimos dias têm contribuído para aumentar o risco de inundações em algumas regiões. De acordo com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), no Oeste, em Carmo do Cajuru, onde se localiza sua Usina Cajuru, o nível das águas do Rio Pará subiu muito e do Rio Itapecerica também. Em decorrência, a vazão liberada pela barragem foi aumentada, de forma gradativa e sempre em volume inferior àquele que entra no reservatório.
Para a região Norte, ainda devido à inensidade das chuvas, a Cemig também já enviou alerta para os moradores das ilhas do município de Pirapora, que poderão ser parcialmente atingidas com o aumento da vazão do Rio São Francisco, a partir da Usina de Três Marias e da contribuição de outros rios, dentre os quais o Abaeté, também monitorado pela Cemig.
Na região Central do Estado, as fortes chuvas ainda foram responsáveis pelo aumento do nível do Rio Itabirito, afluente do Rio das Velhas, que também sofreu ligeira elevação. Entretanto, o grande volume de água que atingiu o Rio Itabirito contribui para o aumento do nível das águas do Rio das Velhas que corta as cidades de Raposos, Rio Acima, Honório Bicalho, Nova Lima, Sabará e Santa Luzia, as quais foram mantidas em estado de alerta. No decorrer do dia de hoje (29/12) o nível dos dois rios caiu gradativamente, mas a população, por enquanto, não deve se descuidar.
AGÊNCIA MINAS