A partir de agora os mineiros que estiverem interessados em viajar para os Estados Unidos não vão mais precisar fazer escala em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife ou Brasília para obter o visto.
É que Belo Horizonte passa a oferecer o serviço por meio do consulado americano. A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, anunciou dois novos escritórios no Brasil, sendo um deles em Porto Alegre e o outro na capital mineira.
A informação foi dada durante o Seminário Brasil-EUA: Parceria para o Século XXI, na visita oficial da presidente Dilma Rousseff (PT) e confirmada pelo Consulado Americano no Distrito Federal.
Conforme anunciado na ocasião, a emissão de vistos para os EUA cresceu 56% no Brasil com maior volume de gastos, sendo que a taxa de crescimento no primeiro trimestre é superior ao resultado obtido no comparativo entre 2010 e 2011. No ano passado, foram emitidos 820 mil vistos, crescimento de 42% em comparação com o ano anterior. Se mantido o ritmo até o fim do ano, o total de vistos deve ultrapassar a marca de 1,2 milhão.
Os dados revelam ainda que o consulado de São Paulo é o líder de emissões, com 136 mil vistos desde março; na sequência, vêm Rio de Janeiro (93 mil), Brasília (41 mil) e Recife (25 mil).
Da redação