Carlos Alberto Parreira será consultor do Governo de Minas na Copa do Mundo. O contrato foi firmado com a Secretaria de Estado Extraordinário da Copa (Secopa). Com isso, o ex-técnico da Seleção Brasileira de Futebol, terá a missão de atrair as seleções de futebol para Minas durante a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, para que elas escolham os Centros de Treinamento de Seleções (CTS) do Estado.
Atualmente, 19 cidades mineiras são candidatas a CTS junto ao Comitê Local da Fifa (COL): Araxá, Caxambú, Caeté, Divinópolis, Extrema, Formiga, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Lagoa Santa, Matias Barbosa, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Sacramento, Sete Lagoas, Uberaba, Uberlândia e Varginha. Entretanto, cabe às seleções a escolha do local de treinamento. Parreira destacou a posição geográfica de Minas Gerais como um dos aspectos favoráveis na disputa.
O ex-técnico também destacou a paixão do mineiro por futebol, a hospitalidade e simpatia dos habitantes e o clima do Estado como fatores positivos no processo de convencimento das seleções estrangeiras.
Parreira lembrou ainda da vasta experiência que possui no assunto. Parreira participou de nove Copas do Mundo. Em três, o ex-técnico foi protagonista na escolha do local de treinamento da equipe do Brasil. Já treinou seleções da Arábia Saudita, Emirados Árabes, Kuwait e África do Sul. Tem ainda o mérito de ter classificado seleções de cinco países para a Copa do Mundo.
O primeiro desafio será realizar um diagnóstico das 19 cidades para identificar aspectos com necessidade de melhoria. O especialista vai elaborar um material técnico do grupo de cidades para mostrar às Confederações o potencial de cada município. Outra ação serão as visitas às federações e confederações para mostrar o que está disponível em Minas.
Da redação, com informações da Agência Minas