A primeira ação será a realização da 3ª oficina de trabalho, que pretende estabelecer acordos de cooperação entre as 13 secretarias e intensificar o compartilhamento de informações e parcerias para a realização de ações conjuntas entre elas. Cada secretaria apresentará na oficina projetos que possuem maior potencial para o acordo de cooperação e que estejam relacionados com os temas definidos pelos NGAs como os mais transversais: Saneamento Ambiental, Educação e Extensão Ambiental e Proteção à Biodiversidade.
Em 2008, foram realizadas duas oficinas, que resultaram na criação de uma matriz de interação onde cada secretaria envolvida apontou as co-relações existentes com as principais ações executadas pelo Sisema. Diante dessa matriz, foi definida uma agenda que procurou valorizar as ações dos núcleos específicos, no sentido de avaliar os impactos ambientais que os projetos por elas desenvolvidos podem provocar ao meio ambiente. “Foi cumprida nossa meta de estruturar melhor os NGAs e entender as possibilidades que a rede de núcleos tem, além de propor ações concretas para que os núcleos possam desenvolver”, ressaltou Horta.
As ações dos NGAs e as agendas transversais foram apresentadas e validadas pelo Conselho de Política Ambiental (Copam) em outubro de 2008. Na reunião foi aprovada também a inclusão da Procuradoria Geral de Justiça como convidada na rede dos núcleos. “Essa validação serviu também para valorizar os núcleos junto aos próprios secretários de Estado”, frisou.