A Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) vem investindo com várias ações nos anos iniciais do ensino fundamental para que todas as crianças sejam alfabetizadas até, no máximo, oito anos de idade, condição básica para o sucesso na vida escolar. O ponto de partida para a melhoria do desempenho dos alunos da rede pública foi a ampliação, a partir de 2004, da duração do Ensino Fundamental de oito para nove anos em todo o Estado, quando as crianças passaram a ingressar nas escolas da rede pública aos seis anos de idade, dedicando mais tempo para formação educacional.
Desde então, o Governo de Minas investe na capacitação de professores, orientadores e supervisores. A equipe central da SEE-MG e as equipes de técnicos das 46 superintendências regionais de ensino (SRE) foram reforçadas com um número maior de profissionais para acompanhar o aprendizado dos alunos em cada escola e em cada sala de aula.
Para orientar o trabalho das equipes das escolas, a SEE optou por aumentar os instrumentos de apoio ao professor com a distribuição do “Guia do Professor Alfabetizador”. O material é direcionado aos professores do 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental. São quatro guias para cada ano, com diretrizes práticas, objetivas e roteiros de atividades para o dia a dia na sala de aula e as metas a serem alcançadas.
De 2003 a 2008, a SEE-MG realizou quatro congressos estaduais de alfabetização – em cada edição, reuniu cerca de três mil professores e especialistas das escolas estaduais e representantes de prefeituras municipais – e implantou em todas as escolas o Plano de Intervenção Pedagógica (PIP), a partir dos resultados das avaliações, como âncora do processo de planejamento focado no desempenho dos alunos.
Uma equipe de professores integrada e metas bem definidas. Essas são as duas principais características que levaram a Escola Estadual Dr. Ovídio de Andrade, de Ipatinga, região Leste do Estado, a aumentar a proficiência média de seus alunos no Proalfa. Em 2007, a média era de 573,87 e passou para 719,93 em 2008.
De acordo com a diretora Vanilda Fernandes Sampaio Alves, uma das ações do PIP na Dr. Ovídio é o reforço escolar. “Antes cobrávamos a melhoria do desempenho dos alunos, mas não tínhamos metas, agora, com o PIP, traçamos as metas a serem cumpridas e queremos ultrapassá-las”, diz Vanilda. Além disso, os professores se atualizam constantemente. “A equipe é boa de trabalho e participa de cursos tanto os oferecidos pela SEE quanto os de especialização”, afirma a diretora.
AGÊNCIA MINAS