O governador Aécio Neves anunciou, nesta quinta-feira (15), acordos de cooperação entre Minas Gerais e os Estados Unidos para implantação de novos programas e ações nas áreas de segurança e infra-estrutura. Ele fez o anúncio após se reunir, no Palácio da Liberdade, com o embaixador norte-americano no Brasil, Clifford Sobel. De acordo com o governador, o objetivo é construir parcerias que viabilizem a melhoria da rede mineira de aeroportos, a atração de empresas de alta tecnologia e a geração de emprego no Estado. Na área de segurança, os acordos visam o treinamento especializado das polícias Civil e Militar para que as duas corporações tenham maiores condições de enfretamento do crime organizado.
“As novas parcerias vão possibilitar o treinamento das nossas forças de segurança, incluindo aí a própria Polícia Federal para os novos desafios do nosso tempo: crimes cibernéticos, tráfico de drogas, enfim, uma série de novos desafios que demandam novas práticas e novos conhecimentos. O que queremos é estreitar essas relações e aproveitar o know-how que eles têm para aprimorarmos o trabalho já extremamente exitoso que estamos fazendo na área de segurança pública”, afirmou o governador.
Tecnologia contra o crime
O treinamento para as forças de segurança também beneficiará representantes do Ministério Público e do Judiciário. O embaixador Clifford Sobel apresentou ao governador o programa “Treinamento – Projeto Pontes”, que propõe realização de cinco cursos especializados, que serão financiados exclusivamente pelo governo norte-americano. Os treinamentos serão realizados nos Estados Unidos e em Minas Gerais.
Expansão de Confins
Também ficou definido no encontro que a Agência de Comércio e Desenvolvimento dos EUA (U.S. Trade and Development Agency – USTDA) destinará US$ 1,45 milhão para viabilizar estudos e programas na área de infra-estrutura. Do total de investimentos previstos, US$ 600 mil serão aplicados em estudos visando à expansão do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. O acordo que dará início aos estudos será assinado em fevereiro, em Brasília, pelo governador Aécio Neves e o embaixador Clifford Sobel.
AGÊNCIA MINAS