“Temos firmado parcerias dentro da lógica estabelecida pelo Governo de Minas. Já elaboramos o Plano Estadual de Controle de Catástrofes, e agora vamos partir para a etapa da capacitação dos técnicos da área de saúde, com o apoio da Defesa Civil”, comentou o subsecretario de Vigilância em Saúde, Luiz Felipe Caram.
O diretor administrativo da Cedec, major Silvio José de Souza Filho, acredita que a parceria legitima a credibilidade das duas instituições, fazendo crescer a capacidade de atendimentos nas duas áreas. “Esse compartilhamento de informações é fundamental. Saúde e Defesa Civil estão sempre presentes, tratando de ocorrências e prevenindo também. E temos na figura dos agentes comunitários de saúde do PSF um exemplo de como nossa atuação em conjunto pode ser melhorada. Estas capacitações vislumbram novas possibilidades”, declarou.
Curso – Para formatação do treinamento, dois servidores da Saúde Estadual, sendo um da Gerência de Vigilância Ambiental, outro da Assessoria de Comunicação e ainda um roteirista do Canal Minas Saúde participarão na próxima semana, entre 20 a 23 de janeiro, do Curso Básico em Defesa Civil (CBDC), destinado originalmente para treinar representantes das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdec).
No dia 21 de janeiro, será realizada videoconferência pelos técnicos da Gerência de Vigilância Ambiental em Saúde da SES, destinada aos profissionais de saúde das GRS com o tema “Epidemiologia, Clínica e Tratamento das Leptospiroses” visando ao diagnóstico precoce e redução da letalidade.
AGÊNCIA MINAS