Cresce o número de cidades que decretaram situação de emergência em Minas por causa da chuva. De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira, 12, pela Defesa Civil Estadual, já são 12 os municípios gravemente atingidos. O último a integrar a lista é Açucena, no Vale do Rio Doce.
Até esta quarta, outros 14 municípios mineiros tinham sido afetados pela chuva, o que totaliza 26 cidades. Ao todo, 47 pessoas ficaram desalojadas, 161 desabrigadas e nove feridas. Já em relação aos danos materiais, 108 casas foram danificadas, quatro destruídas, 57 obras de infraestrutura danificadas e 26 destruídas.
Minas já registrou 13 mortes em decorrência das chuvas neste ano. O número já é quase metade do registrado na última estação chuvosa, entre outubro do ano passado e abril de 2012. No mês passado, em menos de 24 horas, foram cinco mortes na região metropolitana de Belo Horizonte. Nos temporais passados, foram 20 vítimas em todo o Estado.
Previsão do tempo
A manhã terminou chuvosa em Belo Horizonte e região. Por volta das 11hs uma forte chuva caiu sobre a cidade e a previsão é que o céu fique nublado com pancadas de chuva em praticamente todas as regiões de Minas. Segundo o boletim meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as pancadas poderão vir acompanhadas de raios e rajadas de vento durante a tarde. As temperaturas permanecerão estáveis no Estado e sofrem um ligeiro declínio, apenas no Centro-sul. Na região metropolitana de Belo Horizonte, o céu ficará nublado com pancadas de chuva e trovoadas boa parte do dia.
Com informações de O Tempo