Segundo a diretora da Central de Gestão das UAIs da Seplag, Fernanda Girão, nove empresas participaram na fase de proposta de manifestação de interesse, apresentando sugestões para a elaboração do edital de licitação. A expectativa é de que, somente no primeiro ano de funcionamento dessas seis unidades, sejam realizados cerca de quatro milhões de atendimentos. O projeto calcula o tempo máximo de oito minutos entre a triagem e o atendimento ao cidadão.
Deverão estar disponíveis ao público, entre outros, serviços de emissão de carteira de identidade ou de trabalho, de títulos de eleitor, segunda via de contas e documentos de arrecadação fiscal. Também será possível o agendamento e registro de conciliação de conflito no âmbito da Justiça do Trabalho, confecção de passaportes, além de captação e intermediação de vagas de emprego e postagem de seguro desemprego. O pagamento ao parceiro privado será baseado em indicadores de desempenho e disponibilidade, de acordo com índices de grau de satisfação, tempo médio de espera nas filas e de quantidade de senhas atendidas comparadas com a quantidade de senhas emitidas.
Como já ocorre nas UAIs controladas diretamente pela Seplag, as atribuições de Estado, como emissão de carteira de identidade e passaporte, ficarão sob responsabilidade e supervisão de agentes dos órgãos competentes, mesmo que o atendimento inicial seja feito por pessoal terceirizado.