Em comemoração aos 400 anos da morte de William Shakespeare, em 2016, haverá no Brasil a inauguração da primeira réplica oficial fora da Inglaterra do famoso teatro Shakespeare Globe de Londres. O teatro será construído na cidade mineira de Rio Acima, a 30 quilômetros de Belo Horizonte, e custará R$ 43 milhões.
Com 1,5 mil lugares o projeto do teatro envolve ainda a criação de uma escola de dramaturgia, festivais teatrais itinerantes, uma filial no Rio e ações de intercâmbio entre o Globe brasileiro e o original, além de outras iniciativas. As ideias vieram do ator e produtor Mauro Maya, um ex-torneiro mecânico que há 15 anos, quando era funcionário da Vale, se “viciou” em Shakespeare e conseguiu o feito. A Vale cederá um terreno de 20 mil metro quadrados que estava abandonado. Também estão sendo negociados outros grandes patrocínios.
Segundo Maya, o projeto também pretende debater e encenar autores nacionais, como Guimarães Rosa, Machado de Assis e Ariano Suassuna. Ainda seguindo essa ideia de intercâmbio, grupos daqui também vão interpretar Shakespeare no exterior.
O Shakespeare Globe inglês confirmou à BBC Brasil que o mesmo escritório de arquitetura responsável pelo teatro em Londres está envolvido no projeto mineiro, dando diretrizes e acompanhando a construção. O engenheiro Peter McCurdy, cuja empresa pesquisou e recriou o lado artesanal da construção britânica, também está trabalhando com Maya no projeto.
Com informações de BBCBrasil.com