Pelo menos 133 pessoas foram presas e 15 adolescentes apreendidos durante uma megaoperação de combate à criminalidade, nesta terça-feira, 28. A “Operação Impacto” é realizada simultaneamente em 14 municípios mineiros com a participação de integrantes da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Ministério Público.
Das 148 pessoas presas, 99 foram por cumprimento de mandado de prisão e 34 foram presas em flagrante durante o cumprimento dos 251 mandados de busca e apreensão. A operação apreendeu ainda, em todo o Estado, 12 armas de fogo, uma arma branca, 396 pedras de crack, 7 tabletes, 18 buchas e 1 kg de maconha, 118 dolas e 898 gramas de cocaína. Foram apreendidos também cinco aparelhos celulares, quatro computadores, 20 veículos, uma réplica de pistola, 15 munições, invólucros plásticos e R$ 1.446,00.
Ao todo, 315 mandados de prisão e 251 de busca e apreensão foram expedidos para cumprimento nas cidades de Belo Horizonte, Contagem, Betim, Ribeirão das Neves, Vespasiano, Juiz de Fora, Uberaba, Divinópolis, Nova Serrana, Governador Valadares, Uberlândia, Montes Claros, Ipatinga e Sete Lagoas. Além dos mandados, foram realizadas ações pontuais de prevenção, incluindo blitze de trânsito e intensificação do patrulhamento preventivo.
A operação aconteceu nas 14 cidades que representam 80% dos crimes violentos que ocorrem em todo o Estado. O secretário de Defesa Social, Rômulo Ferraz, garantiu que “no mês passado, nos primeiros 20 dias de maio, houve queda de 20% no índice de crimes violentos em Belo Horizonte”, comemora.
Com informações de O Tempo