O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou hoje, 12 de junho, uma atualização sobre as cidades em alerta devido ao tempo seco. O número anterior era de 169 municípios, agora são 391. Nessas áreas, os índices de umidade relativa do ar devem variar entre 20% e 30%.
Esses números são preocupantes, muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O nível considerado saudável para a população é acima de 50%.
As cidades afetadas pelo alerta estão localizadas nas regiões metropolitana de Belo Horizonte, Central, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Oeste de Minas, Sul, Sudoeste, Noroeste e Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Campo das Vertentes. Confira a lista completa aqui.
Em Belo Horizonte, que está na zona de alerta, a Defesa Civil emitiu um comunicado ontem sobre a atuação de uma massa de ar seco, que deve manter os índices de umidade relativa do ar em torno de 30%.
Segue abaixo orientações para esse período:
- Mantenha-se hidratado ao longo do dia;
- Opte por refeições leves e frescas, como saladas e frutas, além de carnes grelhadas;
- Evite alimentos fritos;
- Durma em um ambiente arejado e umidificado, utilizando um umidificador ou uma bacia com água;
- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e 17h;
- Evite banhos com água muito quente para não ressecar a pele; se necessário, use hidratante;
- Em caso de problemas respiratórios, procure um médico especialista;
- Não provoque queimadas em terrenos baldios, florestas ou matas. Em caso de incêndio, avise imediatamente o Corpo de Bombeiros (193), a Defesa Civil (199) ou a Polícia Militar (190).
Os mineiros podem receber alertas sobre riscos de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, deslizamentos de terra e outros eventos meteorológicos através do Canal Público do WhatsApp.
Da Redação com Hojeemdia