Na cidade de Bom Despacho, que fica na região central do Estado, alunos mostram que a criatividade pode ser um importante aliado na preservação do meio ambiente. Os estudantes do Centro Estadual de Educação Continuada Professora Zaíra Batista Teixeira, transformam sombrinhas, que seriam descartadas, em sacolas ecológicas. A iniciativa é desenvolvida dentro do “Projeto Sociedade Consciente, Planeta Limpo”. A ação, que tem sensibilizado os moradores da cidade para as causas ambientais, é o tema da série Boas Práticas desta semana, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e a Rede Minas.
“A ideia básica do projeto foi reaproveitar as sombrinhas danificadas fazendo sacolas ecológicas para levar, principalmente, aos supermercados. Os alunos trazem essa sombrinha danificada para gente, então, monta-se uma confecção na própria escola”, explicou a diretora do Centro Estadual de Educação Continuada Professora Zaíra Batista Teixeira, Cláudia Amélia Araújo.
O projeto, que procura desenvolver nos estudantes o engajamento com foco na preservação e sustentabilidade, também se reflete em contribuições para a sala de aula. “Em princípio seria só defender o meio ambiente, só que depois a gente viu que ajuda o aluno na escrita. Ele vai ganhando outras habilidades”, avalia a supervisora da escola e idealizadora do projeto, Tutinha Resende.
A cidadania e o voluntariado são outros aspectos trabalhados dentro do projeto. A partir de uma parceria com supermercados da cidade, os clientes podem comprar fraldas geriátrica e trocá-las por sacolas ecológicas. As fraldas são doadas para um asilo da região. “Foi muito bom, porque nós gastamos muitas fraldas”, disse a presidente voluntária do Asilo São José, Ivone Maria Cardoso. Veja vídeo sobre o projeto:
http://www.youtube.com/watch?v=YNHGss5DlP0
Com informações de Agência Minas