A Inteligência Artificial (IA) está revolucionando a educação, melhorando a aprendizagem, personalizando o ensino e otimizando a gestão escolar. Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) implementou a plataforma Enem-MG, desenvolvida pela editora Estudo Play, para melhorar o desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A plataforma utiliza IA para corrigir redações manuscritas, fornecendo feedback detalhado e sugestões de melhoria.
O professor Alisson Brito da UFPB destaca que a ferramenta auxilia os professores, permitindo um atendimento personalizado. A plataforma, disponível para mais de 275 mil usuários, registrou um aumento de acessos entre maio e junho. A ferramenta corrige redações rapidamente, avaliando competências como norma culta, compreensão do tema e capacidade de argumentação.
Os estudantes elogiam a acessibilidade e utilidade da plataforma, que lhes permite praticar redações e identificar áreas de melhoria. O primeiro simulado, realizado em maio, contou com a participação de 155 mil estudantes, e as redações foram corrigidas rapidamente com o auxílio da IA.
Com a aproximação do Enem, a SEE/MG e a Estudo Play planejam novas iniciativas, como um segundo simulado, aulões e a Maratona Enem, teleaulas ao vivo para revisão de conteúdos. A plataforma também ajuda a reduzir desigualdades educacionais, beneficiando estudantes de todas as etapas do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A Estudo Play oferece recursos interativos e conteúdos atualizados, acessíveis por computador, tablet ou celular, disponíveis no site www.enem.educacao.mg.gov.br.
Como acessar
Adquirida pelo Governo de Minas em março deste ano, a plataforma já está disponível para mais de 275 mil usuários da rede estadual, incluindo estudantes do 3º ano do ensino médio, 3º período da Educação para Jovens e Adultos (EJA), professores e gestores.
O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos dos dispositivos móveis, com o nome de Enem-MG. Em maio, em termos de login, a plataforma registrou um total de quase 200 mil acessos, enquanto em junho esse número subiu para 225 mil, indicando um aumento de cerca de 13%.
Da Redação com Agência Minas