O Governo de Minas Gerais disponibiliza um serviço que permite a solicitação do alvará de liberação para veículos removidos para pátios credenciados de forma online. Essa iniciativa, vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), está disponível para pessoas físicas de todo o estado cujos veículos foram removidos devido a infrações de trânsito durante abordagens realizadas por agentes. Veículos apreendidos por impedimento judicial ou crimes de trânsito continuam com atendimento presencial.
Com o alvará emitido online, o proprietário poderá ir diretamente ao pátio credenciado pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG) para liberar o veículo, após a regularização da pendência que motivou a remoção.
No pátio, será necessário quitar as despesas com remoção e estadia. A consulta sobre o pátio credenciado para onde o veículo foi removido e os valores das pendências pode ser feita no site da CET-MG.
Antes desse serviço, o condutor precisava acessar o portal da CET-MG para obter detalhes das pendências, como multas e taxas não pagas, e verificar o endereço para onde o veículo foi levado. Em seguida, ele deveria resolver essas pendências e, com os comprovantes, se dirigir a uma unidade de atendimento — Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Praça Sete, em Belo Horizonte, e nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretran) no interior — para solicitar o alvará de liberação do veículo.
Lucas Vilas Boas, chefe de Trânsito de Minas Gerais, afirma que a medida faz parte da política do Governo de Minas para facilitar a vida do cidadão.
“A CET-MG está, gradualmente, implementando a transformação digital dos serviços de trânsito para facilitar a vida dos mineiros. A liberação de veículos pela internet representa um importante avanço na modernização desses serviços e atende o cidadão de forma mais eficiente, ágil e econômica, já que ele não precisa se deslocar até uma unidade de atendimento”, afirma.
Da Redação com EM