De acordo com o levantamento, 11,5 milhões de mineiros (66%) vão presentear na data. Deste total, 40,7% irão presentear seu próprio pai, 18,5% vão dar presente para o pai dos seus filhos e 11,1% vão presentear os sogros.
Quando questionados se já sabem o que comprar, a maioria dos entrevistados (62,2%) afirmou que ainda não se decidiu e vai deixar para última hora. Os dados da pesquisa também mostram que 51,1% dos consumidores vão realizar suas compras em lojas físicas, 31,1% irão concentrar suas compras nas lojas online e 17,8% vão comprar em ambos os canais.
“O Dia dos Pais vai dar um ritmo a mais aos negócios, apesar de um cenário econômico que ainda exige cautela. Os consumidores estão mais retraídos, mas o apelo emocional da data não os impedirá de ir às compras”, afirma o economista da FCDL-MG, Vinícius Carlos Silva.
Vestuário lidera intenção de presentes
Entre as opções de presentes, 50,0% dos entrevistados vão optar por itens de vestuário, enquanto 19,4% irão dar preferência para cosméticos e perfumaria, 9,7% irão adquirir calçados e 8,1% pretendem comprar produtos alimentícios em supermercados ou hipermercados.
Quando se trata de meios de pagamento, o cartão de crédito lidera com 71,1% das preferências, seguido pelo PIX com 20,0%.
“Diante desses dados positivos, cabe aos lojistas aproveitarem a oportunidade dessa sazonalidade, com ações que envolvam a temática, promoções e atendimento customizado. O consumidor não abre mão de presentear, então é hora de aplicar uma boa estratégia de vendas”, destaca o economista.
Da Redação com Por Dentro de Tudo