O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram nesta quarta-feira (14/8) os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023.
O Ideb mede o desempenho dos estudantes e avalia a qualidade da educação nos anos iniciais e finais do ensino fundamental e no ensino médio em redes públicas municipais, estaduais, federais, além de uma amostra de escolas privadas.
Esta edição é particularmente significativa por ser a primeira após o impacto da pandemia de covid-19, refletindo tanto os efeitos positivos das políticas educacionais implementadas quanto os desafios que ainda persistem.
A pandemia contribuiu para a ampliação das lacunas de aprendizagem, mas as iniciativas contínuas da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) têm mostrado avanços importantes, especialmente nas taxas de aprovação e na recuperação de aprendizagem.
O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, elogiou o desempenho educacional e as estratégias adotadas para melhorar a aprendizagem no estado. “Reconhecemos o grande esforço da Secretaria de Educação, dos professores e de toda a rede estadual. As taxas de aprovação alcançadas são algumas das melhores da nossa história, refletindo uma evolução significativa do nosso sistema de ensino”, afirmou.
No Ideb 2023 do ensino médio, Minas manteve o índice de 4,0 alcançado na edição anterior, com um aumento no rendimento (fluxo) de 0,84 em 2019 para 0,87 em 2023, demonstrando a continuidade do trabalho realizado pela rede de busca ativa e monitoramento da frequência dos estudantes.
O desempenho de proficiência nesta etapa de ensino, com um índice de 4,56, superou a média nacional de 4,44.
Nos anos finais do ensino fundamental, o rendimento aumentou de 0,88 em 2019 para 0,92 em 2023. Já nos anos iniciais do ensino fundamental, Minas Gerais apresentou um desempenho no Saeb superior à média nacional, com uma nota média de 6,27, comparada à média nacional de 6,12.
Contexto da Pandemia e Comparação entre 2021 e 2023
Comparar os resultados de 2023 com os de 2021 é desafiador devido às dificuldades impostas pela pandemia, como o ensino remoto e a aprovação automática para evitar a evasão escolar. Assim, é recomendável que a interpretação das variações no Ideb também considere o ano de 2019 em comparação com 2023.
Mesmo nesse contexto adverso, Minas Gerais conseguiu manter estabilidade nos números. No entanto, comparar diretamente os dados do Saeb 2023 com os de 2021 pode levar a conclusões imprecisas.
Recomposição das Aprendizagens
A SEE/MG tem implementado diversas iniciativas para garantir o acesso, a permanência e a aprendizagem dos estudantes da rede estadual, especialmente diante dos desafios educacionais intensificados pela pandemia.
A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra, destacou a importância das ações de acompanhamento para manter os índices de desempenho. “Implementamos políticas pedagógicas eficazes para melhorar a aprendizagem dos nossos estudantes, garantindo sua permanência na escola e seu sucesso acadêmico,” afirmou.
Um dos destaques dessas ações é o Plano de Recomposição das Aprendizagens (PRA), que visa preencher lacunas de aprendizado por meio da criação de Núcleos de Gestão Pedagógica e da realização de visitas às escolas.
O Agrupamento Temporário Intermitente focou na recuperação de habilidades em Matemática e Língua Portuguesa, enquanto o Plano de Enfrentamento ao Abandono e à Evasão Escolar buscou reduzir as taxas de abandono e evasão.
Além disso, o Governo de Minas realizou investimentos recordes nos últimos cinco anos, destinados à melhoria do ensino, valorização e formação dos profissionais da educação, reformas de infraestrutura nas escolas, aquisição de mobiliário e equipamentos, aprimoramento da alimentação escolar e ampliação da oferta de transporte escolar.
Ideb
O Ideb é um indicador essencial que avalia a qualidade da educação nas escolas brasileiras. Desenvolvido pelo Inep, o Ideb combina dois componentes principais: o desempenho dos estudantes nas avaliações e o rendimento escolar.
O Ideb incorpora a proficiência dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, obtida através das avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), realizadas ao final de cada nível de ensino (5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio).
Essas notas são ajustadas para uma escala padronizada de 0 a 10, permitindo comparações entre diferentes escolas e regiões.
Da Redação com Agência Minas