Na manhã desta segunda-feira (19/08), um trágico acidente na BR 251, em Francisco Sá, no Norte de Minas, resultou na morte de cinco pessoas e deixou outras 10 feridas. O incidente ocorreu quando uma van, que transportava pacientes para tratamento médico, colidiu frontalmente com um caminhão carregado de coco. Um segundo caminhão, que transportava farinha e palets, também se envolveu no acidente.
O acidente aconteceu no quilômetro 474, na “Serra de Francisco Sá”, um dos trechos mais perigosos da rodovia em Minas Gerais. A maioria das vítimas, tanto os mortos quanto os feridos, estava na van pertencente à Secretaria Municipal de Novorizonte, que levava moradores para tratamento em Montes Claros, a 354 quilômetros de distância.
De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o motorista do caminhão carregado de coco relatou que seu veículo, que seguia no sentido Salinas/Francisco Sá, perdeu os freios durante a descida da serra. Isso fez com que colidisse com a van que viajava à frente, no mesmo sentido. A van foi esmagada entre o caminhão carregado de coco e o outro caminhão que subia a serra no sentido contrário.
O acidente foi registrado por uma família que viajava em um carro logo atrás da van. O incidente ocorreu por volta das 6h30min, e os veículos envolvidos bloquearam completamente a pista, que permanece interditada.
As vítimas, que ficaram presas nas ferragens, foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros e pelas equipes do Samu. Os feridos foram encaminhados para hospitais em Francisco Sá e Montes Claros. Seis feridos foram socorridos pelo Samu, uma vítima foi transportada pelo helicóptero Arcanjo, e três pessoas foram levadas em ambulâncias do Corpo de Bombeiros.
Veja quem são os mortos
As cinco vítimas do grave acidente na BR-251 envolvendo uma van hospitalar tinham idades entre 15 e 72 anos. Todas eram moradoras da cidade de Novorizonte, no Norte de Minas, que teve luto oficial de três dias decretado pela prefeitura. O veículo em que elas estavam seguia em direção a Montes Claros quando colidiu com dois caminhões na serra de Francisco Sá. Outras dez pessoas ficaram feridas.
“Estendemos nossos sentimentos mais sinceros aos familiares e amigos das vítimas. Que a paz e o conforto encontrem seus corações e que a lembrança daqueles que partiram traga consolo e força para enfrentar este difícil momento”, escreveu a Prefeitura de Novorizonte em nota.
As cinco pessoas mortas são:
- Dardiely Batista Oliveira, de 15 anos
- Dometilde Lucas Rocha, de 72 anos
- Ester Gabriele Ferreira dos Santos, de 25 anos
- José Carlos Dias, de 53 anos
- Adervaldo Batista Martins, de 50 anos
Segundo a prefeitura de Novorizonte, os outros dez feridos foram encaminhados para hospitais de Francisco Sá e Montes Claros.