Desde o domingo (18) chamas têm devastado a vegetação na Serra do Cipó, Região Central de Minas Gerais. Segundo o ICMBio, 478 hectares já foram queimados.
Ver essa foto no Instagram
O órgão informou também que 16 brigadistas do seu quadro, além de voluntários e cinco viaturas estão combatendo as chamas. Os militares atuam em três pontos prioritários com risco para casas.
Os brigadistas suspeitam que o incêndio tenha sido criminoso e, devido ao tempo seco, o fogo se espalhou rapidamente.
A linha de fogo mais prejudicial está na região das comunidades de Serra Morena, Mãe D’Água, Alto Palácio e Recanto do Ildeu. Há também mais focos espalhados pelo parque. Os bombeiros estão com um posto de comando na Prefeitura de Santana do Riacho e captam água para apoio aéreo no Rio Cipó.
O Parque
Inaugurado em 1984, o parque tem área de 33.800 hectares e integra as cidades de Santana do Riacho, Morro do Pilar, Jaboticatubas e Itambé do Mato Dentro.
Possui rica flora e fauna, além de belezas naturais como as cachoeiras do Tabuleiro, da Farofa, Braúnas, Gavião, Tombador e Andorinhas, Cânion das Bandeirinhas e da Prainha do Bambuzal.
O Parque Nacional da Serra do Cipó está fechado para visitação a partir de segunda-feira (19) por causa das chamas, e ainda não há previsão para sua reabertura.
Ver essa foto no Instagram
Da redação com g1 e Brigada Cipó