Já pensou em equilibrar a rotina agitada do trabalho com a tranquilidade do campo, incluindo banhos de cachoeira e cuidados com a horta? Essa é a proposta do “roça office” da Refazenda Rio Xopotó, localizada na zona rural de Desterro do Melo, uma cidade de cerca de 3 mil habitantes a 24 km de Barbacena, no Campo das Vertentes. Lá, você encontra hospedagem com cama, alimentação e Wi-Fi, permitindo que o home office seja feito em meio à natureza.
O local, que tem mais de 27 mil seguidores no Instagram, ganhou popularidade nas redes sociais após a atriz Fernanda Becker compartilhar um vídeo sobre a rotina na fazenda, que já acumula 1,6 milhão de visualizações.
Ver essa foto no Instagram
Veja mais detalhes:
“O pacote mínimo é de cinco dias, para que as pessoas possam vivenciar de verdade a nossa filosofia, e custa R$ 540. Nossa proposta é oferecer uma experiência coletiva, com simplicidade, conforto, comida gostosa e muito carinho. Somos menos um hotel fazenda e mais uma casa de avó”, explica Gustavo Faria, de 21 anos, um dos idealizadores do projeto.
Nascido em Barbacena, Gustavo e outros parceiros decidiram alugar o espaço durante a pandemia como uma forma de “dar um respiro” em um período em que todos estavam confinados devido à Covid-19. “Só permitíamos a entrada após a realização dos testes, e nunca tivemos nenhum caso”, afirma ele.
Com capacidade para 25 pessoas, a média de hóspedes é de 10 por vez, vindos principalmente de grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A variedade de profissões dos clientes também é grande, incluindo psicólogos, nutricionistas e profissionais de tecnologia.
“Temos uma mesa comunitária onde todos podem trabalhar juntos e tomar um café, mas também há espaços privados para reuniões ou atendimentos. Outra dúvida comum é sobre o Wi-Fi, por estarmos em uma área rural. O sinal é excelente, nunca tivemos problemas.”
Para garantir o bom funcionamento da casa, os hóspedes se revezam na preparação do almoço e realizam tarefas básicas de organização, como arrumar suas próprias camas. No tempo livre, podem desfrutar de banhos na cachoeira atrás da casa e pescarias no lago.
“Também incentivamos o turismo local em Desterro do Melo, que fica a 8 km da fazenda. Lá, o pessoal faz trilhas, joga bingo e frequenta os restaurantes. O custo de vida é uma das vantagens, sendo muito mais baixo. É possível comer e beber, e a conta sai por cerca de R$ 30 por pessoa. Na cidade grande, isso é quase impossível”, ressalta ele.
Os clientes do “roça office” participam de atividades como bingo com a comunidade de Desterro do Melo. Gustavo também destaca que os restaurantes locais estão comemorando o aumento do movimento graças aos hóspedes da fazenda, e que a comunidade faz parte dos planos futuros do negócio. “Queremos incentivar ainda mais o turismo sustentável e fortalecer as parcerias com os produtores locais”, conclui Gustavo.
Da Redação com O Tempo