Em um importante passo para facilitar a vida dos motoristas mineiros, o governo estadual lançou nesta quinta-feira (5) o IPVA Digital. A nova plataforma, disponível no site da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), promete agilizar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e da Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV).
Uma das principais novidades do IPVA Digital é a possibilidade de consultar e visualizar todos os débitos relacionados a um veículo em uma única tela, bastando informar o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Além disso, o sistema permite emitir comprovantes de pagamento de forma simples e rápida.
Outra vantagem é a integração com a Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET), que garante a atualização em tempo real das informações sobre o veículo, como pendências e condições.
Débitos reunidos por CPF
Para facilitar ainda mais a vida dos proprietários de mais de um veículo, o IPVA Digital permite consultar todos os débitos relacionados ao CPF do contribuinte. Dessa forma, não será mais necessário emitir guias de pagamento separadamente para cada veículo. A consulta, inicialmente, estará limitada a até dez veículos.
Como acessar o sistema
Para utilizar o IPVA Digital, basta acessar o site da SEF e realizar a autenticação por meio do aplicativo gov.br. Após a autenticação, o contribuinte terá acesso a um extrato completo com todos os débitos, status e histórico dos veículos registrados em seu nome.
O pagamento do IPVA e da TRLAV continua podendo ser realizado por meio do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) ou via Pix.