Nesta semana, a Cemig e a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) realizam a premiação dos estudantes mineiros vencedores da etapa regional do 13º Concurso Nacional de Desenho, Redação e Vídeo, focado em segurança no uso da eletricidade. A iniciativa visa conscientizar crianças e adolescentes sobre os riscos de acidentes elétricos e formar multiplicadores que disseminem esse conhecimento na sociedade.
Os eventos de premiação começam hoje, 23 de setembro, na Escola Municipal Geralda de Assis Freitas, em Nova Serrana, que se destacou por ter o maior número de inscrições — quase 2 mil — e trabalhos classificados na competição. O encontro reunirá representantes de todas as escolas do município.
Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, uma aluna do Colégio Santa Maria Minas, de Nova Lima, conquistou o segundo lugar na etapa nacional do concurso, após vencer na categoria Vídeos na fase regional.
Antônio Cesar Limas Santos, gerente de Segurança do Trabalho da Cemig, enfatiza a importância do concurso, que ocorre desde 2012. “Incentivar crianças e adolescentes a refletirem sobre segurança é essencial para formar uma geração comprometida e consciente dos riscos da eletricidade”, afirma.
Nesta edição, foram recebidos 5 mil trabalhos em três categorias: Desenho, Redação e Vídeo. Um destaque deste ano é que todas as alunas premiadas são meninas, um fato inédito nas 13 edições do concurso.
Edson Martinho, diretor executivo da Abracopel, ressalta que o projeto está intimamente ligado à responsabilidade social, ajudando a reduzir acidentes elétricos e suas consequências. “A parceria com a Cemig tem trazido resultados significativos, preservando vidas ao conscientizar jovens sobre eletricidade segura”, afirma.
Vencedores do Concurso
Na categoria Desenho 1, a vencedora foi Alícia Manuella Ludgero da Silva, da Escola Municipal Professor Rafael Magalhães, em Itajubá, cuja obra ficou em segundo lugar na etapa nacional. A campeã da categoria Desenho 2 é Monique Souza Félix, da Escola Municipal Luiz de Mello Viana Sobrinho, em Paraguaçu.
Nas categorias Redação 1 e 2, destacaram-se Lara Carvalho Santos, de Divinópolis, e Laisa Lena Silva de Brito, de Nova Serrana. A aluna Cristina Rodrigues Vasconcelos, do Colégio Santa Maria Minas, também venceu na categoria Vídeos na etapa regional e obteve a segunda posição na fase nacional.
Da Redação com Agência Minas