Além de estimular compradores em Minas Gerais a pedir notas fiscais no estado promovendo sorteio de prêmios em dinheiro que vão de R$ 100 a R$ 1 milhão, o aplicativo Nota Fiscal Mineira tem uma função de pesquisa de preço de combustíveis a partir da localização de aparelhos celulares.
Após baixar o aplicativo e se cadastrar, basta clicar na opção “Menor Preço” no menu inferior da tela.
É possível pesquisar preços de gasolina comum e aditivada, etanol comum e aditivado, diesel S500 e diesel S10 por raios de distância a partir da localização do celular. Para isso, é necessário fornecer acesso a localização do aparelho pelo aplicativo. A SEF-MG informa que não captura dados de localização por meio do aplicativo.
Selecionado o combustível, é possível filtrar postos num raio de até 1, 2, 5, 10 ou 20 km.
Os preços são atualizados com base nos valores dos combustíveis das Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas (NFC-e) emitidas no dia anterior e constantes na base de dados da SEF-MG. No próprio aplicativo há informação de que “em breve a atualização de preços será em tempo real, ou o mais próximo do tempo real da emissão do documento”.
A SEF-MG informa ainda que “somente divulga os preços de combustíveis praticados, conforme NFC-e emitidas, não representando estímulo ao consumo ou indicação de qualidade”.
Há opções também para ver a rota até o posto de combustíveis, compartilhar os resultados da pesquisa e exibir detalhes sobre o posto como endereço, se houve desconto no preço e horário em que a nota fiscal foi emitida.
O aplicativo Nota Fiscal Mineira está disponível para download nas lojas Apple Store (celulares com sistema iOS) e Play Store (celulares com sistema Android).