Um golpe que está sendo disseminado em massa por todo o país que usa o nome do DETRAN é a nova “febre” entre os estelionatários: através de mensagem de texto no celular, os golpistas dizem que os condutores poderão ter suspensão o cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A fraude começa com o SMS alertando da suposta irregularidade no documento. As mensagens contêm links que, quando acessados, direcionam a pessoa para sites falsos que simulam o sistema do governo federal, o gov.br, e apresentam formulários ou boletos que pedem dados pessoais dos usuários. Além de pedir informações pessoais, os sites mostram supostas infrações cometidas e seus valores, com um campo com a opção “regularizar”.
O DETRAN informa que não entra em contato com os usuários por SMS, e-mail ou ligação. Todas as notificações sobre processos são enviadas em correspondências identificadas pelos Correios e publicadas via Diário Oficial de Minas Gerais.
O órgão recomenda que a população não clique em links suspeitos e enfatiza a possibilidade de consultar canais oficiais: Em caso de dúvida, os usuários podem acessar o site oficial do DETRAN do estado ou procurar atendimento presencial em qualquer unidade do departamento. Também é possível usar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, que oferece acesso às informações do condutor e do veículo.
com Agência Brasil