A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) apresentou, na terça-feira (3), uma agenda cultural diversificada para celebrar o aniversário de 127 anos da cidade, comemorado em 12 de dezembro. Os eventos, totalmente gratuitos, se estenderão por todo o mês, abrangendo diferentes regiões e promovendo descentralização cultural.
Destaques da programação
- Centros Culturais: Vários espaços culturais também comemoram seus aniversários neste mês. Por exemplo, o Centro Cultural São Bernardo (30 anos) realizará atividades no dia 7 de dezembro, como oficinas, shows de samba e feira de artesanato. Já o Centro Cultural Usina de Cultura celebra 8 anos no dia 14 com apresentações de teatro e sarau.
- Noturno nos Museus: A 9ª edição ocorrerá em 6 de dezembro, das 18h às 23h, envolvendo 24 espaços culturais com exposições, música e dança. Haverá transporte gratuito entre pontos centrais da cidade, como o Hipercentro e a Pampulha.
- Artes Visuais: Exposições serão inauguradas, incluindo a mostra “Generosa, Felicíssima e Nicolau” no Museu Histórico Abílio Barreto, no dia 14, às 16h.
- Literatura e Cinema: O Memorial Fernando Sabino será inaugurado no dia 12, enquanto o Cine Santa Tereza realiza a 5ª edição da Mostra “Periferia Cinema do Mundo” de 11 a 15 de dezembro.
- Música e Teatro: Shows de diversos estilos e peças teatrais estão previstos, como a homenagem a Rita Lee no Teatro Raul Belém Machado no dia 12 e o espetáculo “Clownstrofobia” no Teatro Marília em 8 de dezembro.
Patrimônio e memória
O mês também marca o encerramento das comemorações dos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha, com eventos na Casa do Baile no dia 5. Além disso, o Dia Nacional do Samba será celebrado em 7 de dezembro no Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira, com rodas de samba e apresentações de escolas.
Toda a programação detalhada está disponível no Portal Belo Horizonte.
Da Redação com BHAZ