O Zoológico de Belo Horizonte tem um novo integrante: o gorila macho Bu-Bu, de 27 anos, vindo da Hungria, por meio de uma parceria entre a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) e a Associação Europeia de Zoos e Aquários (EAZA). Bu-Bu passará por um período de quarentena de 30 a 40 dias antes de ser apresentado ao público.
A chegada de Bu-Bu visa reestruturar o grupo de gorilas e introduzir uma nova linhagem genética para o programa reprodutivo. Para isso, o recinto passou por reformas, seguindo as normas de segurança e bem-estar.
A transferência também ocorreu para garantir o bem-estar dos quatro machos anteriores, transferidos ao Animália Park, devido à maturidade sexual e comportamentos naturais de confronto.
O Zoológico de BH, único na América do Sul com reprodução da espécie, registrou cinco nascimentos entre 2014 e 2021, consolidando-se como referência em conservação de gorilas.
Com uma equipe multidisciplinar e vasta experiência, o Zoo recebe cerca de 600 mil visitantes por ano, mantendo 3.586 animais de 205 espécies.