O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) planeja mais do que dobrar o número de redutores eletrônicos de velocidade nas rodovias do estado até 2026. A iniciativa faz parte de um edital lançado no final de dezembro, que prevê a transferência da gestão dos radares para uma nova empresa a partir de julho de 2025. Atualmente, existem cerca de 580 radares em operação nas rodovias mineiras, mas a meta é instalar mais 764 dispositivos, totalizando 1,3 mil equipamentos, conforme explicou Cristiano Coelho, diretor de Operação Viária do DER-MG.
A abertura das propostas para a licitação está marcada para 10 de fevereiro. Além do aumento no número de radares, o DER-MG também está expandindo outros programas de segurança viária, como as praças de pesagem. “Nossos investimentos não se limitam ao controle de velocidade. Estamos ampliando esforços para melhorar a sinalização e implementar dispositivos de contenção, entre outras medidas”, detalhou Coelho.
A escolha dos locais para a instalação dos novos radares é baseada em estudos técnicos que consideram dados sobre pontos críticos de acidentes e trechos com maior fluxo de veículos. A implantação será gradual, com conclusão prevista para o final de 2026, e o investimento estimado é de R$ 313,2 milhões.
A licitação será dividida em sete lotes regionais. Os seis primeiros abrangem estudos técnicos, instalação, operação, manutenção, realocação e monitoramento dos equipamentos, além do fornecimento de dados e imagens ao Centro de Gerenciamento Operacional e Processamento (CGOP). O sétimo lote será responsável pelo gerenciamento operacional, incluindo a análise das ocorrências registradas pelos radares.
Os radares, equipados com tecnologia avançada, são capazes de capturar informações além das infrações de trânsito, como tipo de transporte, volume de tráfego, velocidade média e tempo estimado de percurso. Esses dados são fundamentais para o planejamento e a execução de melhorias nas rodovias estaduais.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, as penalidades para quem excede os limites de velocidade incluem multas de até R$ 880,41 e até a suspensão da habilitação. No entanto, apenas 0,1% dos veículos que passam pelos radares são multados, segundo o DER-MG. “Quando vemos que 99% dos motoristas respeitam os limites de velocidade, podemos concluir que as rodovias estão mais seguras”, afirmou Coelho, ressaltando a importância do controle de velocidade na prevenção de acidentes.
Agmar Bento, professor e especialista em segurança no trânsito, reforçou a importância dos radares como ferramenta para reduzir a gravidade dos acidentes causados pelo excesso de velocidade. “Acidentes em alta velocidade tendem a ser mais graves e resultam em vítimas. Controlar a velocidade é uma das medidas mais eficazes para diminuir esse tipo de ocorrência”, explicou. Ele também destacou a necessidade de combinar os radares com outros dispositivos de segurança, como sinalizações adequadas.
Bento enfatizou que, em um estado com uma malha rodoviária extensa como Minas Gerais, os dispositivos eletrônicos são essenciais para garantir a segurança, complementando a fiscalização presencial, que não consegue cobrir toda a extensão das rodovias.
Da Redação com informação de Agênciaminas