Os proprietários de veículos automotores em Minas Gerais devem ficar atentos às datas de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deste ano. Conforme o calendário divulgado pela Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) no final do mês passado, o prazo para pagamento da cota única ou da primeira parcela começa em 3 de fevereiro e vai até 7 de fevereiro, variando conforme o final da placa do veículo.
Quem optar pelo pagamento em cota única terá um desconto de 3% sobre o valor do imposto. Além disso, os contribuintes que quitaram todos os débitos do veículo em dia nos anos de 2024 e 2023 receberão um desconto extra de 3% pelo programa Bom Pagador. Dessa forma, quem pagar à vista e for beneficiado pelo programa pode obter uma redução total de 6% no valor do IPVA.
Diferente de anos anteriores, quando o imposto começava a ser cobrado em janeiro, desta vez o pagamento inicia apenas em fevereiro. A mudança oferece um alívio financeiro aos contribuintes, considerando os gastos acumulados no início do ano, como matrículas e materiais escolares.
Para quem preferir parcelar o IPVA, o pagamento poderá ser feito em três vezes, com vencimentos em fevereiro, março e abril. Veja as datas de vencimento:
O pagamento do imposto é essencial para a regularização do veículo junto à Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito de Minas Gerais (CET-MG), vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas (Seplag/MG). Além do IPVA, é necessário quitar possíveis multas pendentes e pagar a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículos (TRLAV), cujo vencimento será em 31 de março deste ano.
O não pagamento do imposto pode resultar em multas, juros, inclusão do contribuinte na Dívida Ativa do Estado e até apreensão do veículo em fiscalizações.
Os proprietários que ainda não sabem o valor do IPVA podem consultar diretamente no site da SEF. Basta acessar o menu “Tributos” e clicar em “IPVA”.
Em todo o país, o imposto é calculado com base no valor venal do veículo, conforme a Tabela Fipe, além de outras especificações previstas em lei.
Da Redação com informações de EM.COM.BR