A Avenida Otacílio Negrão de Lima, situada na região da Pampulha, em Belo Horizonte, será interditada nos dois sentidos a partir de segunda-feira, 10 de fevereiro, para a realização de obras da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). A previsão é que os trabalhos durem cerca de 20 dias.
O bloqueio ocorrerá no cruzamento com a Alameda das Latânias, conforme informado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).
Rotas alternativas:
- Veículos que seguem da Avenida Pedro I (barragem da Pampulha) em direção ao Centro deverão utilizar a Avenida Antônio Carlos, passar pela Avenida Santa Rosa e, então, acessar novamente a Avenida Otacílio Negrão de Lima.
- Para os motoristas que trafegam pela Avenida Otacílio Negrão de Lima, a orientação é acessar a Avenida Santa Rosa para chegar à Avenida Antônio Carlos.
Sobre as obras: De acordo com a Copasa, a intervenção tem como objetivo modernizar o “interceptor de esgoto”, uma tubulação de grande diâmetro responsável por coletar o esgoto da região e encaminhá-lo à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Ribeirão do Onça. A estrutura atual, com mais de 30 anos de uso, será substituída para prevenir que a lagoa da Pampulha receba esgoto em casos de extravasamento da rede.
O projeto conta com um investimento de R$ 13 milhões e utiliza o Novo Método Austríaco de Tunelamento (NATM), uma tecnologia inovadora que reduz o impacto das obras. Será substituído um trecho de 175 metros da tubulação existente por um novo interceptor, que terá o diâmetro ampliado para 1.800 milímetros.
Ainda segundo a Copasa, a obra aumentará a capacidade de vazão do sistema, que poderá atingir até 2 mil litros por segundo.
Da Redação com O Tempo