O Sesc Mesa Brasil alcançou novos marcos em Minas Gerais no ano de 2024. O Programa do Sistema Fecomércio MG distribuiu quase 12 milhões de quilos de doações no total, sendo 10,9 milhões de quilos de alimentos, além de itens de higiene e limpeza, mobiliário e vestuário. Foram beneficiadas 1,3 milhão de pessoas em todas as regiões do estado.
Mesa Brasil Central /Eduardo Galetto
De janeiro a dezembro, a iniciativa contou com 916 empresas parceiras e o voluntariado efetivo de 407 pessoas, contemplando 1.730 instituições cadastradas para receber as doações.
A ampliação da atuação do Programa foi um dos destaques do ano. Em fevereiro de 2024, foi inaugurada a sede do Sesc Mesa Brasil Vale do Mucuri e Jequitinhonha, sediada em Teófilo Otoni. Já no mês de junho, Varginha recebeu a unidade do Sesc Mesa Brasil Sul de Minas.
Com isso, a arrecadação e a distribuição de alimentos, bem como de itens de higiene e limpeza, foram potencializadas, garantindo que a assistência chegue a um maior número de famílias em situação de vulnerabilidade.
Para o Presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, Nadim Donato, os números refletem o compromisso da entidade com a segurança alimentar e nutricional. “O Sesc Mesa Brasil tem um papel essencial na luta contra a fome em Minas Gerais. A cada ano, fortalecemos nossa atuação e ampliamos o alcance do Programa, levando alimento de qualidade e outros itens a quem mais precisa”, explica.
O Sesc Mesa Brasil recebe doações de supermercados, feirantes, produtores do setor rural, indústrias e empresas do comércio de bens e serviços. Além disso, qualquer pessoa pode contribuir financeiramente por meio do PIX: mesabrasilpix@sescmg.com.br. Empresas interessadas em se tornar parceiras podem se cadastrar pelo site neste link.
O Programa é a maior rede privada de bancos de alimentos da América Latina, reconhecido pelo The Global FoodBanking Network como um dos mais abrangentes e robustos projetos de educação alimentar e nutricional, atendendo a necessidades variadas e específicas das comunidades em que atua.
Sesc em Minas
Há mais de 70 anos, o Sesc cumpre a missão de promover o encontro das pessoas com o bem-estar e a qualidade de vida. São encontros diários com a Saúde, a Educação, o Turismo, o Lazer, o Esporte, a Cultura e a Ação Social.
Fundado pela Confederação Nacional do Comércio em 13 de setembro de 1946, o Sesc em Minas é uma instituição privada mantida pela contribuição sindical do empresariado do comércio. Por isso, embora as atividades sejam destinadas a toda a população, os trabalhadores e as trabalhadoras do comércio de bens, serviços e turismo, incluindo dependentes, são o público prioritário das ações e têm direito a descontos especiais.
Em Minas Gerais, o Sesc atua em todas as regiões do estado, com 23 unidades fixas e 11 unidades móveis.
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, abrangendo mais de 750 mil empresas e 51 sindicatos.
Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções por meio do diálogo com o governo e a sociedade. Outra importante atribuição da entidade é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários, comerciárias, empresários, empresárias e a comunidade em geral, a partir de diversas unidades distribuídas pelo estado.
Desde 2022, a Federação tem se destacado na agenda pública, promovendo discussões sobre a importância do setor para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. A Fecomércio MG trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor nos âmbitos municipal, estadual e federal, além de buscar melhores condições tributárias e celebrar convenções coletivas de trabalho, oferecendo benefícios que visam ao fortalecimento do comércio.
Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida de cidadãos e cidadãs e impulsionar a economia mineira.
Maria Eduarda Alves Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Já atuou no jornal A Sirene destinado aos atingidos da barragem de Mariana e como vendedora em comércio. Atua com apresentação, produção de audiovisual e textual no Setelagoas.com.br desde 2023.