Já são 84 cidades de Minas que declararam estado de emergência devido as chuvas no estado. A Coordenadoria de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec) divulgou as informações nesta sexta-feira, 10. A Cedec alertou ainda para a possibilidade de pancadas de chuva no período da tarde, nesta sexta, em algumas regiões do estado.
Entre os municípios atingidos 32.148 moradores estão desalojados, 16.768 desabrigados. Minas Gerais registrou 22 mortes e 226 pessoas feridas. O município de Sardoá, no Vale do Rio Doce, receberá R$ 219.200, do Ministério do Estado da Integração Nacional para realizar ações de assistência às vítimas da chuva. O prazo para a realização de obras na cidade e uso do dinheiro é de 365 dias.
Em dezembro de 2013 seis pessoas de uma mesma família morreram após a casa onde eles viviam ser tomada pela terra depois de um deslizamento, no dia 17 de dezembro. Entre os mortos estão quatro crianças.
Portaria do Ministério da Previdência Social publicada no Diário Oficial da União autorizou o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a antecipar o pagamento de benefícios para moradores dos municípios de Sardoá e Virgolândia, atingidos pela chuva em dezembro. O governo federal decretou estado de calamidade pública nas duas cidades devido aos desastres naturais. Em Virgolândia, três pessoas morreram arrastadas pelas enxurradas.
Da Redação