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A licitação para pavimentação dos dois trechos teve início em fevereiro e são as primeiras internacionais, com parceria do Banco Mundial (Bird), de 2009. “Vale ressaltar que eles estão entre os três maiores trechos a serem pavimentados pelo programa e que a região conta com aproximadamente 360 mil habitantes”, comentou o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman.
Segundo o gerente-adjunto do Proacesso, Warlei Agnelo, esses trechos estão dentro dos parâmetros econômicos e sociais, “por se tratar de uma região de expansão agropecuária em crescimento e produção de grãos como milho, soja e feijão, além de mandiocada e a criação de gado”. Ele informou ser a pavimentação desses trechos parte de um grande investimento em infra-estrutura de transportes na região. A previsão de ordem de início para os trechos é para o primeiro semestre de 2009.
Localizada a 722 km de Belo Horizonte, Chapada Gaúcha tem aproximadamente 11 mil habitantes e vem crescendo economicamente, impulsionado pela semente de capim, deixando a condição exploradora e extrativista, para se tornar um município potencialmente econômico e tecnológico.
“A pavimentação possibilitará fácil acesso tanto para Belo Horizonte quanto para Brasília, encurtando distâncias hoje consideradas longas por ser estrada de chão. Além disso, vai fomentar o aumento da produção de semente grão e o crescimento econômico da região”, comentou o prefeito de Chapada Gaúcha, José Raimundo Ribeiro Gomes. Ele ressaltou também, o potencial turístico da região, onde estão os parques Nacional Grande Sertão Veredas, Estadual Serra das Araras e a reserva Estadual Veredas do Acari..
A licitação para esses dois trechos é internacional devido à parceria de apoio ao desenvolvimento existente entre o Governo do Estado de Minas Gerais e o Banco Mundial, assinada em 2008, com um empréstimo total de US$ 976 milhões, que beneficia vários setores do Estado, entre eles, educação, saúde e a infra-estrutura de transportes.
Além desta nova parceria, o Proacesso também conta, desde 2004, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o JBIC (Banco Japonês para a Cooperação Internacional).